News and Events

CMP and Fraunhofer Portugal sign protocol

The NaviPorto project was mentioned on the news regarding its protocol with CMP. You can read the full news (in PT) here:

CMP e Associação Fraunhofer Portugal assinam protocolo

O Porto vai ser pioneiro na recolha de resíduos sólidos urbanos, participando numa experiência que visa o desenvolvimento de um sistema inovador, baseado num conhecimento mais real das quantidades de lixo depositadas nos contentores. A ideia está consubstanciada num protocolo assinado entre a Câmara Municipal do Porto, através dos serviços municipais de limpeza urbana, e a Associação Fraunhofer Portugal Research, que lidera o projecto.

O novo sistema prevê a colocação de sensores nos contentores para saber a quantidade de lixo depositada, o que permitirá efectuar a recolha em função das quantidades reais de resíduos existentes. "Vai permitir uma nova e melhor organização dos serviços, melhorar a sua eficiência e trazer menos custos", observou o Vice-Presidente e Vereador do Ambiente.

Álvaro Castello-Branco sublinhou a importância deste protocolo na área da inovação. "Com o pioneirismo deste serviço damos um passo importante para a afirmação da cidade no contexto da inovação em Portugal", afirmou. Com este protocolo, a autarquia pretende, por um lado, encontrar um sistema de gestão da recolha mais eficaz e, por outro, contribuir para o desenvolvimento do Porto como Cidade da Ciência e Conhecimento.

Os serviços de Limpeza Urbana da CMP funcionarão como um Laboratório Vivo de experiências e desenvolvimento deste sistema, colaborando assim com a Fraunhofer na sua criação e desenvolvimento. Por sua vez, a associação vai procurar um parceiro privado para financiar o projecto (ou parte dele).

 

Source: 11.12.2008, CMP