State-of-the-Art Technology Helps Traffic

Fraunhofer Portugal was mentioned on the news regarding its participation on the Living PlanIT project. You can read the full news (in PT) here:

 

Tecnologia de ponta ajuda trânsito

 

Imagine que está a entrar no Porto e um placard dá informação em tempo real sobre um engarrafamento ou sobre os parques com mais lugares disponíveis. Chama-se gestão inteligente de tráfego e será uma realidade em breve.

A Câmara do Porto assinou ontem um memorando de entendimento com a empresa Living PlanIT, que pretende implementar um conceito inovador de mobilidade na cidade até 2013. No caso, o conceito de mobilidade deve ser entendido como a tecnologia aliada aos conteúdos actualizados ao minuto para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Se evitar um engarrafamento pode ajudar a diminuir o stress do condutor e até a poluição do ar, há outro tipo de informações úteis que podem melhorar a segurança dos munícipes e a forma de viver a cidade. Numa primeira fase, a experiência terá lugar no centro do Porto. O município foi escolhido pela aposta que está a fazer na rede de fibra óptica que, em 2013, deverá cobrir todo o concelho.

Em termos práticos, ainda no final deste ano, serão colocados na Loja do Munícipe e no Shopping Via Catarina superfícies inteligentes e interactivas que disponibilizam informação variada ao utente, tal como espectáculos, restaurantes, farmácias de serviço, avisos ambientais, entre outros. Estas "smartwalls" comunicam com os telemóveis e GPS, disponibilizando também informações de trânsito, horários e percursos dos transportes públicos. Numa fase inicial, serão também instalados sistemas de navegação e comunicação em dois táxis, em dois veículos municipais, em duas carruagens de metro e infra-estruturas em duas rotas de autocarros, dois hotéis e dois restaurantes da cidade.

A primeira fase termina em Março do próximo ano com a integração de dois veículos eléctricos, a desenvolver em Portugal, no sistema de mobilidade da cidade. Para a implementação dos diferentes projectos, a Living PlanIT conta com a parceria de empresas, nacionais e internacionais, como a Cisco Systems, EVIberia, Retroconcept, Fraunhofer Potugal, NDrive, Maclaren Electronic Systems, Siemens, Porto Digital, entre outras. A empresa que ganhar o concurso, anteontem autorizado, para a gestão de tráfego da cidade será também parceira no projecto, adiantou Lino Ferreira, vereador da Mobilidade.

Steve Lewis, presidente da Living PlanIT, esclareceu que a tecnologia será acessível a todos, "mesmo para os que não se sentem à vontade com ela".

Vladimiro Feliz, vereador da Juventude e Inovação, entende que as comunicações são essenciais para gerar dinâmicas, fixar investimentos e pessoas e tornar as cidades mais competitivas. "Nos próximos cinco anos, muitas cidades vão estar de olhos postos no Porto", referiu. Em Março, será feito um primeiro balanço do projecto.

 

Source: 09.07.2009, Jornal de Notícias