Urban mobility project is born in Porto

Fraunhofer Portugal was mentioned on the news regarding its participation on the Living PlanIT project. You can read the full news (in PT) here:

 

Projecto de mobilidade urbana nasce no Porto

 

O Vice-Presidente e Vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Álvaro Castello-Branco, e o Presidente da Living PlanIT, Steve Lewis, assinaram hoje um protocolo de parceria para o desenvolvimento de soluções inovadoras de mobilidade urbana. Este acordo traduz-se num projecto de investigação, desenvolvimento e implementação de mobilidade urbana sustentável.

A colaboração entre a CMP e Living PlanIT pretende demonstrar como as novas tecnologias transformam a mobilidade na cidade, reduzindo o stress, melhorando a segurança dos munícipes e tornando, consequentemente, a vida citadina mais agradável.

A implementação deste projecto no Porto será a primeira concretização do modelo de mobilidade à escala urbana desenvolvido por aquele empresa e terá início no último quadrimestre de 2009, com a colocação de smart walls e smart surfaces em locais públicos da cidade, permitindo a comunicação com dispositivos móveis e sistemas de navegação, seguindo-se outras fases de desenvolvimento do projecto, noutras áreas de serviço a oferecer aos munícipes.

"O Porto reúne hoje as condições essenciais para se tornar num laboratório vivo de soluções inovadoras, orientadas para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e para a competitividade da cidade", afirmou o Vereador da Educação, Juventude e Inovação, Vladimiro Feliz, também presente na cerimónia, bem como o Vereador do Urbanismo e Mobilidade, Lino Ferreira.

A infra-estrutura e serviços a criar constituirão um centro pioneiro para a mobilidade urbana sustentável, baseado na inovação e investigação em parceria com empresas líderes mundiais, centros de pesquisa e engenharia e entidades públicas. Neste contexto, as tecnologias desenvolvidas pelo PlanIT Mobile para este projecto serão integradas com as plataformas e soluções de outros parceiros, que incluem empresas como a Buro Happold, Cisco Systems, Edigma.com, Fraunhofer Portugal Research Center for AICOS, NDrive, McLaren Electronic Systems, Retroconcept e Siemens.

De acordo com os objectivos da Living PlanIT, a plataforma desenvolvida para a cidade do Porto será adoptada e replicada em outras cidades do mundo. "Elegemos o Porto pela sua demonstração de visão e liderança no desenvolvimento de infra-estruturas essenciais, abertura a novas ideias, respeito pelos interesses dos cidadãos e desejo de contribuir para uma sustentabilidade ambiental mais abrangente", revelou Manuel Simas, vice-presidente da PlanIT Mobile.

 

Source: 08.07.2009, Câmara Municipal do Porto