Accidents with elderly can be minimized with the reach of a mobile phone

The Mover project was mentioned on the news as an example of a technology that can help minimize the consequences of accidents among the elderly. You can read the full news (in PT) here:

 

Evitar acidentes com idosos pode estar à distância de um telemóvel

 

A queda de um idoso pode resultar em consequências graves, como a fractura de uma perna ou de um joelho. No pior dos cenários, na morte da vítima por falta de ajuda.

Para diminuir a gravidade dos acidentes, um grupo de investigadores do centro de Investigação Fraunhofer Portugal, sediado na Universidade do Porto, está a testar um software que permite detectar quedas através do telemóvel. Quando tal sucede, é enviado um SMS ou email para um familiar, para que a ajuda chegue a tempo de evitar a tragédia.

Há dois anos em desenvolvimento, o projecto "Mover" está a cargo de cinco investigadores e, até 2012, a tecnologia deverá estar pronta para chegar ao mercado. "Estamos a desenvolver um produto para smartphones que tem um sistema operativo que se chama 'Android'", disse ao Negócios o director do primeiro centro da Fraunhofer fora da Alemanha, Dirk Elias.

 

Source: 30.04.2010, Jornal de Negócios