SMS alert system in case of elderly fall

The Mover and the NaviPorto projects were once again mentioned on the news as examples of practical research done in Fraunhofer AICOS. You can read the full news (in PT) here:

 

Sistema alerta por SMS em caso de queda de idosos

 

Centro de investigação no Porto está a trabalhar em aplicações inovadoras

Uma aplicação que alerta por SMS os familiares de um idoso de uma queda ou que permite saber quais os monumentos que existem na zona onde um turista se encontra são dois dos projectos desenvolvidos pelo Centro de Investigação Fraunhofer Portugal para Soluções de Comunicação e Informação Assistidas (AICOS), o primeiro centro de investigação da Associação Fraunhofer Portugal Research.

O centro está há dois anos no Porto e tem desenvolvido projectos ligados às da saúde, segurança, energia, comunicação, meio ambiente e mobilidade. E que, recorda Miguel Barbosa, tem como principais metas democratizar o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação através do desenvolvimento de soluções de Inovação e Desenvolvimento aplicadas.

Um dos projectos que o AICOS está a desenvolver é uma aplicação para telemóvel baseada no sistema operativo da Google, o Android. Uma das características do Mover é o de funcionar como alerta em caso de quedas e servir ainda de aplicação life-style para combater o sedentarismo (ver caixa).

A aplicação foi feita em três meses e já foi distinguida no segundo concurso de desenvolvimento Android, promovido pela Google, com um 5.º lugar entre cerca de 200 aplicações concorrentes na mesma categoria. O preço da aplicação não está definido. Isto porque tanto pode vir a ser comercializado através de licenciamento com royalties, como com a venda de 100% da propriedade intelectual.

Mesmo assim, os responsáveis pelo projecto têm vindo a contactar vários agentes no mercado de telemóveis e da prestação de cuidados a cidadãos seniores, com o intuito de aperfeiçoar o projecto. A comercialização da aplicação ainda não tem data marcada, mas o grupo de investigadores espera que tal possa acontecer num futuro próximo.

Outro dos projectos é o NaviPorto, um sistema de informação turística que pode ser comercializado em qualquer mercado cujos sistemas de transporte utilizem bilhética RFID (identificadores de rádio frequência). Ou seja poderá ser usado tanto no Metro do Porto como na rede de autocarros STCP.

O AICOS arrancou em Maio de 2008 como projecto conjunto da Fraunhofer-Gesellschaft e da Universidade do Porto. O grupo, o primeiro green field fora da Alemanha da Fraunhofer, está instalado no departamento de Informática da Faculdade de Ciências, no Campus do Campo Alegre. Mas coopera com instituições como as universidades do Minho, de Aveiro, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.

Miguel Barbosa, garante que "a aceitação do mercado, a receptividade das empresas tem sido muito boa". Mesmo em tempo de crise. E através das parcerias com as instituições de ensino superior, o AICOS já recebeu "15 jovens que estão aqui a desenvolver as suas teses de mestrado".

O responsável pelo desenvolvimento de projectos do AICOS destaca ainda a qualidade dos jovens que chegam à associação. "São pessoas altamente qualificadas, ao nível do que se faz na Europa e que se adaptam rapidamente às necessidades de investigação", frisa Miguel Barbosa.

Mesmo assim, e porque o AICOS pretende continuar a crescer, está a decorrer o Fraunhofer Portugal Challenge. Um concurso de ideias que irá entregar nove mil euros em prémios e que, simultaneamente, "tem o objectivo de dar a conhecer o AICOS junto das universidades, saber o que elas estão a fazer e captar novos investigadores".

 

Source: 29.05.2010, Diário de Notícias